Redes de Museus XII – O Caso da Rede de Museus dos Açores

O caso da Rede de Museus dos Açores surge de tempos a tempos nas notícias. No passado mês de novembro, o secretário regional de cultura, Avelino Meneses anuncia que os museus dos Açores se deverão articular em rede. Ver artigo  no sitio do governo regional aqui .

Talvez com alguma deficiência de informação anunciava que esta rede articularia as coleções visitáveis. Estruturas que estão disponíveis na lei portuguesa de museus de 2004, e já referida na Recomendação da UNESCO de 2015.

A ideia passaria também por ter museus regionais em cada ilha, e permitir que entre eles se criassem sinergias.

Na altura em que escrevemos estas linhas desconhecemos o desenvolvimento e grau de irradiação desta ideia.

Contudo uma ideia não pode deixar de ser referidas. O desconhecimento do que está a ser feito, seja no continente, seja nas Regiões Autónomas, aconselharia, no mínimo a que se procedesse a uma inventariação das experiências que estão no terreno. O que é que está  ser feito e seus resultados, antes de voltar a implementar as ideias centralistas que presidiram à ação da velha Rede Portuguesa de Museus

Anúncios

Sobre Pedro Pereira Leite

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve o projeto de investigação "Heranças Globais: a inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado dos território".(2012-2107) . O projeto tem como objetivo observar a relevâncias no uso da memória social em quatro territórios ligados por processos sociais comuns. A investigação desenvolve-se em Portugal e Espanha, na zona da Fronteira; em Moçambique e no Brasil. (FCT:SHRH/BPD/76601/2011). É diretor de Casa Muss-amb-iki - espaço de Memórias. Intervém no âmbito de pesquisa de redes sociais de memoria.
Esse post foi publicado em Actualités / News, Lectures / Readings e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s