The Routledge Companion to Intangible Cultural Heritage

Este livro, coordenado por Michelle L. Stefano e Peter Davis oferece uma atualização e uma análise aprofundada do conceito de Património Cultural Imaterial e as questões relacionadas com o seu valor para a sociedade. Parte da Convenção da UNESCO de 2003 para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, e apresenta uma discussão sobre as questões conceituais como “cultura viva”, “práticas e expressões tradicionais”, e apresenta algumas observações sobre os esforços para a sua salvaguarda.

A partir duma análise de diferentes casos, o livro apresenta as diferentes abordagens que atualmente incidem sobre o património cultural imaterial. A amostragem de diferentes contextos mostra de forma clara os problemas que a pesquisa deste fenómeno atravessa.

O livro recorre a contributos interdisciplinares com base em teorias e práticas de património, da museologia e sociomuseologia, da antropologia, dos estudos de folclore, etnomusicologia, e de estudos sobre política cultural e direito cultural. Este livro procura constituir-se por isso como uma ferramenta para professores, estudantes e profissionais dos Estudos do Património.

Não aborda, infelizmente a patrimonologia

Salienta-se ainda o artigo de Ana Mercedes Stoffel Fernandes Isabel Victor (pp 402), para o património imaterial da lusofonia, e a conversa de Peter Davis com Paula Paula Assuncao e Marcelle Pereira (pp479), entre outras questões relevantes.

Routledge, 2017, 501 páginas.

Anúncios

Sobre Pedro Pereira Leite

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve o projeto de investigação "Heranças Globais: a inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado dos território".(2012-2107) . O projeto tem como objetivo observar a relevâncias no uso da memória social em quatro territórios ligados por processos sociais comuns. A investigação desenvolve-se em Portugal e Espanha, na zona da Fronteira; em Moçambique e no Brasil. (FCT:SHRH/BPD/76601/2011). É diretor de Casa Muss-amb-iki - espaço de Memórias. Intervém no âmbito de pesquisa de redes sociais de memoria.
Esse post foi publicado em Lectures / Readings e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s