Cultura e Dignidade Humana CXI -Mercado de trabalho criativo

No passado a população vivia quase na sua integra da agricultura, da pesca ou da criação de gado. Viviam nas áreas agrícolas e as cidades eram lugares pequenos, onde se fazia comércio e feiras. Hoja apenas uma pequena parte da população vive da agricultura. Mesmo nos países em desenvolvimento, as taxas de urbanização são muito elevadas. E num futuro próximo, olhando para as tendências, o modo de vida predominante será nas cidades.

Para o setor cultural e criativo, que sempre foi uma atividade realizada em contexto urbano e dependendo do ponto de vista que se tome, a sua consolidação cresce com as consciências do tempo de lazer e com a procura de formas de educação alternativas à massificação urbana.

Como atividade urbana que é acompanha as grandes transformações do mundo e das cidades. O mercado de trabalho está em transformação, de economias industriais para economias de serviços. E dentro da economia de serviços, o setor cultural e criativo insere-se na clusterização das suas ofertas. Personificação do serviço, serviços de identidades, etc.

 

Anúncios

Sobre Pedro Pereira Leite

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve o projeto de investigação "Heranças Globais: a inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado dos território".(2012-2107) . O projeto tem como objetivo observar a relevâncias no uso da memória social em quatro territórios ligados por processos sociais comuns. A investigação desenvolve-se em Portugal e Espanha, na zona da Fronteira; em Moçambique e no Brasil. (FCT:SHRH/BPD/76601/2011). É diretor de Casa Muss-amb-iki - espaço de Memórias. Intervém no âmbito de pesquisa de redes sociais de memoria.
Esse post foi publicado em Actualités / News, Lectures / Readings e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s