Cultura e Dignidade Humana – CVIII- Empresas Criativas

Uma outras característica que foi revelada pelas análise, é a dimensão das empresas criativas e culturais. Ao falarmos de empresários culturais e criativos falamos de pequenas empresas, de pequenos e médias organizações, muito dinâmicas, em trabalho de projeto. São na verdade micro empresas, em muitos casos com menos de 10 trabalhadores, ou mesmo trabalhadores individuais.

Se olharmos para a dimensão das empresas nos 27 países da União Europeia, para as empresas das industrias criativas culturais, verificamos que mais de 50% destas empresas são constituídas por menos de 3 trabalhadores. São empresas muito pequenas: Nano empresas.

Ora isso significa que eles desenvolvem uma conjunto muto vasto de iniciativas, de pequenas iniciativas, com pouca escala. As atividades das industrias culturais e criativas são, na sua maioria iniciativa de pequena dimensão. E isso é mais visível por ocasião de grandes eventos patrocinados pelos poderes públicos ou corporativos, quando organizam festivais o outras atividades na cidades ou em lugares patrimoniais e turísticos.

Nestas condições, dependendo do ponto de vista da análise, estes eventos podem ser visto como um único evento, ou como um soma de pequenas iniciativas de diferentes atores.

 

Anúncios

Sobre Pedro Pereira Leite

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve o projeto de investigação "Heranças Globais: a inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado dos território".(2012-2107) . O projeto tem como objetivo observar a relevâncias no uso da memória social em quatro territórios ligados por processos sociais comuns. A investigação desenvolve-se em Portugal e Espanha, na zona da Fronteira; em Moçambique e no Brasil. (FCT:SHRH/BPD/76601/2011). É diretor de Casa Muss-amb-iki - espaço de Memórias. Intervém no âmbito de pesquisa de redes sociais de memoria.
Esse post foi publicado em Actualités / News, Lectures / Readings. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s