Cultura e Dignidade Humana CVI – Tecnologias de Informação e Comunicação

A relfexão da ligação entre cultura, tecnologia e a economia, coloca em evidência a relevância da informação e dos processos de comunicação tecnológica (as TICs – Tecnologias de Informação e comunicação ) para valorizar a economia criativa. Em outras palavras a conexão está associada aos processos criativos.

Há uma forte correlação entre as TICs a promoção e o consume de conteúdos criativos. Muitos dos produtos e serviços criativos são atualmente produtos digitais e, por consequência, são hoje comercializados através de novos modelos de negócios.

Uma das questões que atualmente está em discussão, é como os produtos digitais se podem tornar em mercadorias. As ferramentas digitais estão a produzir alterações nas próprias cadeias de valor nas diversas industrias criativas, de forma mais ou menos extensa. Como tudo está disponível ou acessível em qualquer lugar, isso implica alterações nos processos de comercialização e de venda. Por exemplo, as vendas de música através de plataformas digitais têm vindo a subir de forma consistente, ao mesmo tempo que substitui os velhos suportes. Nos últimos 5 anos o mercado internacional de vendas cresceu cerca de 40 %. Por isso, é necessário ter em conta a necessidade de dispor duma infraestrutura digital de banda larga. Isso é essencial para o apoiar o desenvolvimento da economia criativas.

Anúncios

Sobre Pedro Pereira Leite

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve o projeto de investigação "Heranças Globais: a inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado dos território".(2012-2107) . O projeto tem como objetivo observar a relevâncias no uso da memória social em quatro territórios ligados por processos sociais comuns. A investigação desenvolve-se em Portugal e Espanha, na zona da Fronteira; em Moçambique e no Brasil. (FCT:SHRH/BPD/76601/2011). É diretor de Casa Muss-amb-iki - espaço de Memórias. Intervém no âmbito de pesquisa de redes sociais de memoria.
Esse post foi publicado em Actualités / News, Lectures / Readings e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s