Cultura e Dignidade Humana XCIII – Estrutura da formação

Module O: Introdução

Objetivos de aprendizagem

A ) Explorar a organização do Curso

  • Apresentação do curso
    • Módulos e seus sumários
  • Documentação auxiliar
  • Processo de avaliação
  1. B) Introdução á Economia Criativa
  • Conceitos de criatividade e economia criativa
    • Identificar o que é economia criativa e indústrias criativas
    • Explicar o impacto de economia criativa na vidada da comunidade e no processo de inclusão social
    • Lugares de criatividade, redes e conexões.
      • A dinâmica da co-criação, cluster criativos e cidades criativas
      • A identificação da alianças e pareceria, redes para promoção da cultura e do empreendorismo
      • A questão das plataformas digitais e o marketing de produtos criativos. Reelvâncias
  1. C) Características do Mercado de Trabalho Criativo
  • Identificar as características do mercado de trabalho criativo
  • A ligação entre indústrias criativas e desenvolvimento sustentável e diversidade cultural
  1. D) Negócios criativos
  • Identificar atores e mercados na economia criativa
  1. E) Os modelos de negócio da criatividade
  • Distinção entre modelo de negócio planeados e modelos de resiliencia e ajustamento
  1. F) Avaliação
  • Assistência a sessões
  • Questionário de conhecimentos
  • Trabalho prático: pensar modelo de negócio criativo

A avaliação procura identificar o grau de compreensão dos conceitos (conhecimento declarativo) e da sua utilização em contextos (conhecimento prático):

  • Identificação do conceito atual de economia criativos e industria criativa
  • Explicar o impacto da Economia Criativa na vida quotidiana da comunidade e o seu papel na inclusão social e no reconhecimento da diversidade cultural
  • Explicar a dinâmica da co-criação, dos clusters criativos e das cidade criativas
  • Identificar a relevância das alianças, parcerias e redes para a promoção da cultura da criatividade e negócios
  • Reconhecer a relevância das plataformas digitais a da conexão para a criação e marketing de produtos criativos

Sistema de Avaliação

  • Avaliação dos módulos (40%) + projeto (60%)
    • Cada modulo é avaliado por questionário numa escala de 0 a 5
    • O trabalho de projeto é avaliado numa escala de 0 a 5 atendendo a: adequação da ideia, formulação do negócio, redes de parecerias, processo de marketing
  • Para concluir o curso com sucesso necessita de obtenção do grau 3
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Sobre Pedro Pereira Leite

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve o projeto de investigação "Heranças Globais: a inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado dos território".(2012-2107) . O projeto tem como objetivo observar a relevâncias no uso da memória social em quatro territórios ligados por processos sociais comuns. A investigação desenvolve-se em Portugal e Espanha, na zona da Fronteira; em Moçambique e no Brasil. (FCT:SHRH/BPD/76601/2011). É diretor de Casa Muss-amb-iki - espaço de Memórias. Intervém no âmbito de pesquisa de redes sociais de memoria.
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