Amazónicas XV – Teoria dos Pontos de Cultura

Já num outro postal, falapontos de cultura celiomos dos Pontos de Cultura de Celso Turino.

Nesse postal colocamos apenas o prefácio. A leitura sobre a intenção da obra. A ideia de que os pontos de cultura, se assumem como um programa de intervenção cultural no Brasil.

Na verdade ele, nese livr, assume-se como uma visão sobre as Políticas públicas para a cultura. Um Programa ambicioso do autor, de construir um sistema nacional de cultura com base a produção de narrativas próprias e diversificas.

A Teoria dos pontos de cultura assenta na ideia de que cada parcela da sociedade, cada grupo organizado, tem que produzir a sua narrativa. Trata-se dum esforço de reeinvenção do Brasil.

Como diz ao autor “Antes de sermos reais, somos sonhados

Anúncios

Sobre Pedro Pereira Leite

Cátedra UNESCO - Educação, Cidadania e Diversidade Cultural - Lisboa ULHT Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve o projeto de investigação "Heranças Globais: a inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado dos território".(2012-2107) . O projeto tem como objetivo observar a relevâncias no uso da memória social em quatro territórios ligados por processos sociais comuns. A investigação desenvolve-se em Portugal e Espanha, na zona da Fronteira; em Moçambique e no Brasil. (FCT:SHRH/BPD/76601/2011). É diretor de Casa Muss-amb-iki - espaço de Memórias. Intervém no âmbito de pesquisa de redes sociais de memoria.
Esse post foi publicado em Lectures / Readings e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s