Amazônicas X – Pontos de Cultura

Viapontos de cultura celiogem ao Brasil Des-silenciado.

“Quando o ministro Gilberto Gil convidou Célio Turino para desenvolver um programa de democartização do acesso à cultur mal se podia imaginar as extreórdinárias iniciativas, que cruzam o Brazil de um ponto a outro, do sertão ao mar, da Amazônia às Pampas. Neste belissimo livro – não resito usar as palavras belo, beleza, a melhor forma de defini-lo- Célio mostra como sua trajetória se confundo com a busca de políticas culturais democráticas e populares para o Brasil. Como uma geração que lutou contra a ditadura, deu continuidade à luta democrática abrindo novos caminhos para ela: na democratização social e cultural, na criação de meios para que o povo fale, cante, grite, desenhe seus sonhos e suas vontades.
A leitura deste livro permite conhecer o Brasil, o Brasil silenciado, o Brasil que era convidado antes apenas para assistir ao país inventado pelas elites brancas do sul e que agora se vai forjando nos espaços e nos tempos da sua emancipação.
Venham. Só tem a perder os silêncios opressores neste viagem que Célio nos convoca como seu melhor guia de futuros.”

Emir Sader

Anúncios

Sobre Pedro Pereira Leite

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve o projeto de investigação "Heranças Globais: a inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado dos território".(2012-2107) . O projeto tem como objetivo observar a relevâncias no uso da memória social em quatro territórios ligados por processos sociais comuns. A investigação desenvolve-se em Portugal e Espanha, na zona da Fronteira; em Moçambique e no Brasil. (FCT:SHRH/BPD/76601/2011). É diretor de Casa Muss-amb-iki - espaço de Memórias. Intervém no âmbito de pesquisa de redes sociais de memoria.
Esse post foi publicado em Lectures / Readings e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s